Voltados para o mundo do trabalho, os livros que fazem para do programa 'EJA - Mundo do Trabalho' envolvem temas da vida profissional no ensino de todas as matérias e já alcançam 200 alunos. O programa é uma parceria da Cidade de Itatiba com o Governo do Estado. Para o Prefeito João Fattori, “Iniciativas com essa só enriquecem escolas e alunos.”
Segundo a assessoria municipal, “Os alunos aprovaram o novo programa.” “Está muito melhor para estudar e aprender. Os livros novos têm mais a ver com o nosso dia a dia. Gostei muito e tenho a certeza de que vai me ajudar a não desistir e concluir meus estudos”, afirmou Edgar Santiago Pereira de Lima, de 30 anos. O morador do Recreio Costa Verde trabalha como soldador e quer estudar e se tornar especialista em desenhos técnicos.
Próximo semestre
Ainda segundo a assessoria municipal, "No próximo semestre, o 'EJA - Mundo do Trabalho' também será levado para a 6ª série e seguirá avançando até alcançar a 8ª." Outro ponto de destaque do programa é que, ao concluir o Ensino Fundamental, os alunos poderão escolher algum dos 140 cursos de qualificação oferecidos pelo programa Via Rápida sem passar por processo seletivo, se especializando ainda mais. “Sou motorista de caminhão, mas já não sonho mais em fazer isso. Assim que concluir vou aproveitar essa oportunidade do curso para correr atrás do meu sonho que é na área de informática”, destacou Valter Miguel Domingos, 34 anos, morador do Reis de Ouro.
Professores
Antes de chegarem às salas de aulas, os novos livros foram matéria de estudo dos professores que passaram por formação específica com o objetivo de explorar o máximo que o material didático pode oferecer aos estudantes. O professor José Luis Parra, que leciona há 12 anos na EJA, já nota diferenças. “O livro antigo remetia a questões da infância que já não fazem mais parte da vida desses alunos. Este material é adequado, excelente e de fácil aprendizagem”, avaliou.
"Voltar a formação dos alunos da EJA para o mundo do trabalho significa prepará-los melhor para o presente e para o futuro. Os professores estão animados com a novidade e apoiam a iniciativa", disse a responsável pela EJA, Daniela Monte Rabechi.
EJA - Mundo do trabalho
Em uma parceria com o Governo do Estado, a municipalidade trouxe para as salas de aula um ensino diferenciado com foco no desenvolvimento do trabalho, o programa 'EJA - Mundo do Trabalho'. Entre as novidades, o novo material didático traz uma disciplina que esclarece as principais características do trabalho e sua história, os detalhes do trabalho informal e também ensina o aluno a montar um currículo. Além disso, todas as demais disciplinas da grade curricular se voltam para o trabalho. O aluno aprende em matemática, por exemplo, a calcular os descontos da folha de pagamento e outras relações que permeiam história, geografia, português, ciências e outras matérias.(Fonte: ACPMI)
Leia também:
Programa “Acelerando a Educação” é lançado oficialmente (Fotos)
Veja Mais noticias sobre Educação