A manhã desta segunda-feira, dia 9 de abril o Governador Geraldo Alckmin confirmou, durante o evento de lançamento do sistema Ponto a Ponto, a chegada de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) em Itatiba. A notícia, que trará ensino superior tecnológico gratuito para a cidade, foi recebida com muita alegria por todos os presentes no evento.
Para Fattori, “Essa é a maior conquista da nossa gestão e, com certeza, dos últimos 50 anos para Itatiba... a capacitação de nossa mão-de-obra garantirá o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou.
Confirmação
Segundo a assessoria municipal, “Ao confirmar a implantação da Fatec Itatibense, o Governador Alckmin lembrou da chegada da multinacional Cummins em Itatiba, recentemente anunciada por ele em seu Gabinete... "Itatiba está crescendo e encontra-se em uma região que atrai muitos investimentos e nós vamos trazer uma Fatec que irá atender a cidade e também beneficiar todos os municípios ao entorno", garantiu o Governador.
Enquanto as obras não iniciam em algum dos terrenos disponibilizados pelo município ao Governo Estadual para a construção da Fatec, a cidade de Itatiba através de suas autoridades, nesta manhã, recebeu do Governador de São Paulo autorização para buscar uma opção de imóvel alugado para que a universidade seja colocada em atividade antes da construção do prédio próprio.
Além da estrutura, as discussões para a escolha dos cursos estão avançadas. Dois deles já estão sendo estudados como sugestão itatibense. Eles envolvem assuntos relacionados ao agronegócio e ao ramo da indústria plástica. No entanto, o Governo do Estado deverá fazer uma pesquisa para levantar quais as necessidades de mão de obra qualificada na cidade e região para que Itatiba torne-se referência no ensino tecnológico superior, atendendo a demanda local e regional. Vale lembrar que Itatiba já possui uma Escola Técnica do Centro Paula Souza, a Etec ‘Rosa Perrone Scavone’.
Sobre a Fatec
O Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, mantém 52 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), distribuídas em 48 municípios paulistas. As Fatecs atendem mais de 59 mil alunos, matriculados nos 61 cursos de graduação tecnológica, que têm uma carga horária de 2.400 horas, com três anos de duração. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Confira as escolas que passam a ter período integral na cidade
Veja Mais noticias sobre Educação