A ação acontece duas vezes por mês, uma no horário da manhã e a outra à tarde. O encontro reúne pais encaminhados de toda a rede pública. “As palestras reúnem pais de crianças que foram encaminhadas para o ambulatório de alergia. Identificamos se a criança realmente tem a asma e oferecemos as palestras aos pais”, explica a dra. Claudia Lobo César, pediatra e alergista do CAC.
A asma é uma doença crônica que precisa de um acompanhamento diário, por isso o envolvimento dos pais é importante. “A participação dos pais é vital no controle da asma. Não adianta o médico prescrever um tratamento e os pais não entenderem a importância de um controle de ambiente para evitar o pó, o ácaro, os fatores irritantes, fumaça de cigarro e outros. É preciso ainda que eles saibam utilizar a medicação, seja de aerossol ou inalatória de pó seco”, frisou Claudia.
Informação
A mais recente reunião sobre asma aconteceu nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro. Márcio Roberto Sebó, 40 anos, Real Parque, aproveitou a oportunidade: “Meu filho de sete anos tem asma. Trouxemos nosso filho mais novo, que é bebê, para uma consulta e fiquei sabendo da palestra e aproveitei. Foi muito bom, muito informativo”.
Os esclarecimentos, além de um efeito benéfico no tratamento das crianças, ajudam os pais a lidarem com situação. “Meu filho de um ano e dois meses tem uma alergia que sempre aparece com a mudança do tempo, no período noturno. Estou fazendo os exames para confirmar se é asma. A palestra foi muito boa, tirou todas as dúvidas que temos. Para nós mães é sempre preocupante quando vem a crise. Agora sabendo o que fazer, o melhor jeito de agir, ficamos mais tranqüilas”, disse Ana Lúcia da Silva, 26 anos, Bairro do Engenho.
CAC
O CAC é o espaço montado pela Cidade de Itatiba reservado para o atendimento público especializado a crianças de 0 a 12 anos. Alem do atendimento médico especifico e das especialidades, o Centro é a principal referência de imunizações para os moradores de Itatiba. Todos os bebês nascidos no município passam por atendimento no CAC para a triagem neonatal e realização da vacina BCG. O CAC conta com médicos especialistas (neuro, psiquiatra e endocrinologista), fonoaudiólogas, psicólogas, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira e nutricionista, entre outros atendimentos e procedimentos realizados por profissionais de nível técnico.
O CAC oferece ainda suporte técnico e de atendimento na atenção à criança para todas as Unidades de Saúde do município.
Mais informação:
Rua Quintino Bocaiuva, nº 404, ao lado do Centro de Capacitação Solidária. Centro de Itatiba.(Fonte: ACPMI)
Lei também:
CAC - Centro de Atenção à Criança de Itatiba esta funcionando
Fotos:
“A participação dos pais é vital no controle da asma”, frisou a Dra. Claudia
Márcio Roberto: “Trouxemos nosso filho mais novo, que é bebê, para uma consulta e fiquei sabendo da palestra e aproveitei. Foi muito bom, muito informativo”.
“Para nós mães é sempre preocupante quando vem a crise. Agora, sabendo o que fazer, o melhor jeito de agir, ficamos mais tranqüilas”, disse Ana Lúcia
Veja Mais noticias sobre Itatiba