Reunidos no salão do Itatiba Esporte Clube, professores, diretores, coordenadores e demais integrantes da comunidade pedagógica da cidade, além de autoridades assistiram à abertura especial do Congresso que contou com uma palestra da Profª. Fatima Freire Dowbor e com uma apresentação do tenor Jorge Durian. O encontro prossegue nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro.
“Este encontro foi pensado para saudar a todos que ousam fazer educação...”, afirmou o Prefeito Fattori que participou da cerimônia de abertura.
A abertura, com o tema ‘Educação é emoção, apego e desapego, sentimentos e paixão’, trouxe à tona a discussão sobre o contato direto com o aluno e a comunicação estabelecida por um diálogo verdadeiro. A pedagoga Fatima Freire agitou a platéia. “O grande desafio de um educador é conseguir entrar em contato com seu aluno. É se comunicar verdadeiramente. Existem dois tipos de falas: a que se fala ‘para’ e a que se fala ‘com’. Humanizar o processo educacional passa necessariamente pela aproximação entre alunos e professores”, afirmou a especialista.
Segundo Fatima Freire, “... Itatiba traz aos professores, por meio de um Congresso desse tipo, uma oportunidade para que eles possam se rever”. Os professores concordam com a afirmação. “O aprendizado desses dias somam ao conhecimento que temos, tornando diferente e melhor a educação que promovemos”, afirmou a professora Odete Maria Seraphim, 48, do bairro Pedro Fumach.
Para a Secretária de Educação Profª. Fatima Polesi Lukjanenko, o Congresso possibilita uma maior reflexão teórico-prática sobre a educação. “A profissão docente e os resultados educacionais são favorecidos por meio do aprimoramento alcançado nos encontros, que também estimulam o debate de novas idéias”. Na abertura do encontro, a Secretária também elencou o que realizou nesses três anos a frente da pasta.
Para os gestores da educação, o Congresso é esperado e agrega. “Este encontro é muito importante para que aconteça o acesso às informações. Para que reinventem a teoria, reaprendam, se desenvolvam. Além de garantir a parte pedagógica, o encontro funciona como motivação”, afirmou Andréia Cecon Rossi, diretora da Emeb 'Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos'.
Ações de conhecimento
Ao longo dos dois dias, cerca de 900 profissionais participam do debate com a temática especial “Diálogos para a Educação Humanizadora (des) apegos da Profissão Docente”. O encontro envolve 26 oficinas e nomes importantes do cenário educacional brasileiro como a e o Profº. Clovis de Barros Filho.
Além disso, a edição de 2012 traz uma novidade. Neste Congresso, os professores Itatibenses sobem ao palco para expor atividades nas quais protagonizaram o desenvolvimento educacional da cidade. Trata-se da exposição “Relatos de Práticas de Sucesso na Rede Municipal, que reúne quatro professores da rede.
Minicursos também ilustram o 3º Congresso de Itatiba. No Teatro Ralino Zambotto, nesta tarde e na manhã de sexta-feira, os congressistas participam do curso “Professores estressados, alunos adoecidos: o que fazer nos (des)apegos da profissão docente?".
O evento acontece em três locais da cidade. As palestras e apresentações culturais no Itatiba Esporte Clube, as oficinas na Emeb 'Profª Eliete Aparecida Sanfins Fusussi' e os relatos de experiência e minicursos no Teatro Ralino Zambotto. Os participantes podem escolher as atividades que preferirem prestigiar. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Educação