Itatiba foi um dos 15 municípios da região que participou do primeiro Simulado Regional de Soterramento, promovido pela Coordenadoria Regional de Campinas da Defesa Civil nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro
Segundo a assessoria Municipal , “Os principais objetivos do treinamento foram ensinar na prática como se deve efetuar socorro a vítimas de soterramento, com utilização de técnicas adequadas, e promover o entrosamento entre as diversas equipes mobilizadas para enfrentamento de desastres naturais como deslizamentos e escorregamentos.”
Participaram da atividade 30 servidores da Defesa Civil de 15 municípios da região - Campinas, Artur Nogueira, Amparo, Capivari, Cabreúva, Itatiba, Jundiaí, Louveira, Monte Mor, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Hortolândia e Valinhos. Itatiba foi representada por dois membros da Defesa Civil e quatro bombeiros. “Estes funcionários servirão como agentes multiplicadores das técnicas de resgate nos respectivos municípios”, disse o coordenador regional de Defesa Civil, Sidnei Furtado.
O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Wagner Gonçalves de Carvalho, o comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, coronel PM Bianchini, e coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, aprovaram as atividades desenvolvidas.
Sidnei Furtado lembrou que o exercício foi realizado em condições adversas. Estava previsto que o Corpo de Bombeiros faria uma simulação de chuva na hora do exercício, mas isso não foi necessário, pois choveu durante toda a atividade. No entanto, lembrou o coordenador, por mais difíceis que sejam as condições de uma simulação, elas nem de longe se assemelham ao atendimento a uma ocorrência real, podendo ser em qualquer hora do dia ou da noite, em locais de difícil acesso e com informações desencontradas. “Nesse sentido, foi bom para que as pessoas tenham uma idéia do que significa estar em um resgate de fato”, disse. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Itatiba