Tem início neste sábado, dia 16, a XIII Copa Itatiba Regional de Voleibol. A competição é uma promoção da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, em parceria com a Liga Itatibense de Voleibol – LIVO, também responsável pela organização do evento
Participam da edição deste ano, 74 Equipes de 18 cidades. São cerca de mil participantes, entre atletas e dirigentes.
A competição será dividida em 14 categorias, seis femininas (Pré-Mirim, Infantil, Adulto, Master, Adaptado e Praia) e oito masculinas (Pré-Mirim, Mirim, Infanto, Sub/21, Adulto, Adaptado, Praia e Biribol). Os jogos acontecem em Itatiba e também nas cidades participantes. A competição segue até setembro.
Pré-Mirim
No Pré-Mirim a disputa será em turno e returno, com grupo único de seis equipes. Classificam-se quatro equipes para as semifinais. O primeiro colocado joga com o quarto e o segundo com o terceiro. Os vencedores disputam o título de campeão e vice, e os perdedores lutam pelo terceiro lugar. No feminino participam seis equipes: Clube de Campo de Piracicaba, Louveira, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Bragança Paulista e Cajamar. O masculino conta com cinco equipes: Clube de Campo de Piracicaba, Louveira, Bragança Paulista, Prefeitura de Itatiba e Vinhedo.
Mirim
O Mirim masculino conta com a participação de três equipes: Nova Odessa, Itupeva e Prefeitura de Itatiba. A disputa será em grupo único, com turno e returno. O primeiro colocado do grupo fica no chapéu. Segundo e terceiro colocados fazem uma semifinal. O perdedor fica com o 3º lugar da categoria e o vencedor disputa com o líder do grupo o título de campeão.
Infantil
No Infantil feminino, a competição será em turno e returno, com grupo único de cinco equipes. Classificam-se quatro equipes para as semifinais. O primeiro colocado joga com o quarto e o segundo com o terceiro. Os vencedores disputam o título de campeão e vice, e os perdedores lutam pelo terceiro lugar. As equipes participantes são: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Cajamar, São João FC/PMI/Luchini/Itatirol e Nova Odessa.
Infanto
A disputa no Infanto masculino será em grupo único, com turno e returno. O primeiro colocado do grupo fica no chapéu. Segundo e terceiro colocados fazem uma semifinal. O perdedor fica com o 3º lugar da categoria e o vencedor disputa com o líder do grupo o título de campeão. Os participantes são: Nova Odessa, Itupeva e Prefeitura de Itatiba.
Sub 21
Com cinco equipes na disputa, o Sub 21 masculino será em turno e returno, com grupo único de cinco equipes. Classificam-se quatro equipes para as semifinais. O primeiro colocado joga com o quarto e o segundo com o terceiro. Os vencedores disputam o título de campeão e vice, e os perdedores lutam pelo terceiro lugar. Itatiba EC/PMI, Cajamar, Bragança Paulista, Francisco Morato e Nova Odessa lutam pelo título.
Adulto
Na categoria Adulto haverá disputa no masculino e no feminino. Louveira, Unesp/Rio Claro, Itupeva, Vinhedo, Bragança Paulista, Nova Geração/ADPM/Bragança Paulista, São João FC/PMI/Unimed Itatiba e Cajamar participam do feminino. As oito equipes jogam em turno e returno. Todas se classificam para as quartas de finais. No jogo um se enfrentam o líder do grupo e o último colocado. No jogo 2, vice líder e sétimo colocado. Jogo 3, terceiro e sexto colocados. E jogo 4, quarto e quinto.
Nas semifinais, o vencedor do jogo 1 enfrenta o vencedor do jogo 4 e o vencedor jogo 2 enfrenta o vencedor do jogo 3. A disputa pelo terceiro lugar acontece entre as equipes perdedoras das semifinais. As vencedoras disputam os títulos de campeão e vice-campeão na final.
O masculino reunirá 11 equipes divididas em dois grupos. Es equipes jogam entre si dentro do grupo em turno e returno. Quatro equipes de cada grupo classificam-se para as quartas de finais. O líder do grupo I enfrenta o quarto colocado do grupo II e vice versa. O mesmo acontece com vice líderes e terceiros colocados.
Os vencedores desses jogos vão para as semifinais. As equipes vitoriosas nas semifinais disputam o título de campeão. Os derrotados na semifinal lutam pelo terceiro lugar. Grupo I: Cabreúva, Vinhedo, Nova Geração/ADPM/Bragança Paulista, Bragança Paulista, Jaguariúna e Floresta AC/Amparo. No grupo II estão Itatiba EC/PMI, Unesp/Rio Claro, Louveira, Itupeva e Pinheiros/Valinhos.
Master
As quatro equipes que participam do Master feminino jogam entre si em turno e returno. Na semifinal o líder encara o quarto colocado e o segundo enfrenta o terceiro. Os vencedores dessas partidas disputam o título na final. As outras equipes lutam pela terceira colocação. Participam as equipes Afinco/Jundiaí, Bragança Paulista, São João FC/PMI/Unimed de Itatiba e Vôlei Mais/SP.
Adaptado
O Adaptado feminino reúne quatro equipes: Prefeitura Municipal de Itatiba, Hortolândia, ADPM/Bragança Paulista e Vinhedo. No masculinos os participantes são: Prefeitura Municipal de Itatiba, Hortolândia, ADPM/Bragança Paulista e Vinhedo. Nas duas categorias serão realizados quatro festivais, todos com turno completo, com melhor de três sets de 15 pontos e máximo 17 pontos. A equipe que obtiver o maior número de pontos somados os quatro festivais será declarada campeã
Praia
A categoria Praia acontece em três etapas. A disputa reunirá até 16 duplas divididas através de sorteio em quatro grupos de quatro equipes. Cada etapa terá duas fases. Na primeira haverá turno completo entre as duplas do mesmo grupo, com set único de 21 pontos. Em seguida, na fase final o sistema é de eliminatória simples, com melhor de três sets de 18 pontos.
Até o momento há sete duplas inscritas no masculino e sete no feminino.
Biribol
O Biribol acontecerá em grupo único, com turno completo de três sets de 18 pontos, caso haja até cinco equipes ou em dois grupos de três, caso haja seis equipes. Neste caso, haverá turno completo entre as equipes do mesmo grupo. Nas semifinais os líderes dos grupos jogam com os vices do grupo oposto. Os vencedores disputam a final e os perdedores lutam pelo terceiro lugar. Até o momento há quatro inscritos na categoria masculino.
(Fonte:ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Esporte