Foram entregues, na noite da última quinta-feira, dia 15 de dezembro, os certificados de participação no programa Bombeiro Mirim a alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia reuniu pais, autoridades e colaboradores. O 'Bombeiro Mirim' é realizado através da Secretaria da Educação e do Departamento Municipal de Bombeiros. A solenidade aconteceu na Emeb 'Profª. Inês Prado Zamboni'. “A criança é o maior bem a ser preservado...”, disse o Prefeito Fattori.
No total, foram formados 107 Bombeiros Mirins neste ano, 52 na 10ª turma e 55 na 11ª turma. As crianças participaram de aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros. Participaram da cerimônia o Prefeito Fattori; o Vice-Prefeito, Dr. Ariovaldo Hauck da Silva; o Secretário de Administração, Roberto Penteado; o Primeiro Sargento do Exército Brasileiro, Guilherme Afonso Seibt Thomas, chefe de instrução do TG de Itatiba; Tenente Altair Torso, Diretor do Departamento Municipal de Bombeiros; o diretor de Educação Professor Alcides Castilho, representando a secretária de Educação, Profª. Fátima Polesi Lukjanenko; Capitão Dario Birochi Veiga, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Itatiba; instrutores do programa Bombeiro Mirim; formandos, familiares e colaboradores.
Emoção
O clima foi de muita emoção. Aparecida Ferrascini Roson, 60 anos, moradora do NR João Corradini, conta: “Sou a madrinha do meu neto João Vitor. Achei ótimo ele participar do Bombeiro Mirim. Ele mudou muito. Ele era muito sapeca e ficou mais ajuizado, prestativo. É muito importante a criança participar deste programa. Estou muito orgulhosa”.
Para as crianças, o evento, além de festivo, teve forte impacto na auto estima. “Estou me sentindo importante. Estou colocando em prática tudo que aprendi no Bombeiro Mirim”, disse Matheus da Costa Silva, 11 anos, San Francisco. Muitas crianças da platéia se sentiram incentivadas a participar do programa. “Meus primos Rodrigo e Tainá e minha irmã Larissa participaram. Só eu que ainda não participei, mas depois que eles me falaram como era legal fiquei com vontade de participar. Vou tentar participar no próximo ano”, falou Guilherme Igor, 13 anos, Clube de Campo. Um incentivo dado principalmente pelos formandos. Guilherme Bianchini Monteiro, 10 anos, Coroado, conta: “Foi mais legal do que eu imaginava. Aprendi resgate aquático, combate a incêndio, salvamento. Incentivo meus amigos a participarem”, completou.
Além da entrega dos certificados, foram homenageados voluntários e bombeiros que contribuíram para o programa Bombeiro Mirim. As autoridades receberam como presente um trabalho artesanal preparado pelos formandos. “O programa é um formador de cidadãos, de pessoas responsáveis. É um curso que traz ensinamentos para que as crianças exercitem com mais competência e capacidade a plena cidadania”, disse o Professor Alcides.
Programa
O programa Bombeiro Mirim reúne alunos com idade entre 10 e 14 anos, da rede municipal de ensino. O programa é coordenado pelo chefe operacional dos bombeiros, Jéferson Montico e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade. “O Bombeiro Mirim é um instrumento que nutre e fortalece a bondade”, lembra o Diretor dos bombeiros, Altair Torsno. Para 2012, além das novas turmas do Bombeiro Mirim, a novidade será: o Bombeiro Juvenil.(Fonte: ACPMI)
Fotos:
No total, foram formados 107 Bombeiros Mirins neste ano, 52 na 10ª turma e 55 na 11ª turma
Aparecida Ferrascini foi madrinha de seu neto João Vitor: “Ele era muito sapeca e ficou mais ajuizado, prestativo. É muito importante a criança participar deste programa. Estou muito orgulhosa”
Guilherme Igor: “Depois que meus primos me falaram como era legal fiquei com vontade de participar. Vou tentar participar no próximo ano”
“Foi mais legal do que eu imaginava. Aprendi resgate aquático, combate a incêndio, salvamento. Incentivo meus amigos a participarem”, disse Guilherme Bianchini
“Estou me sentindo importante. Estou colocando em prático tudo que aprendi no Bombeiro Mirim”, disse Matheus
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Itatiba