Um TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) de Logística de alunos da Etec 'Rosa Perrone Scavone' baseado no Departamento Municipal de Bombeiros é um dos seis trabalhos da escola selecionados para participar da Feteps – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
O trabalho, intitulado ‘Gestão Logística do Corpo de Bombeiros de Itatiba’ foi realizado pelos alunos Guilherme Correia Vieira, Luana Ferreira dos Santos e Suelen Pereira Firmo, sob orientação da professora Cecília Montanhez Bertaglia. O objetivo é dissipar a importância da logística nas mais variadas áreas, e através deste tema, mostrar o perfeito funcionamento da mesma no corpo de bombeiros do município de Itatiba. “Além da valorização da entidade. Essa pesquisa objetiva mostrar à população a importância e reconhecimento da instituição”, explica o professor Anderson Wilker Sanfins, diretor da escola.
A pesquisa dos alunos foi desenvolvida por meio de visitas técnicas à sede do Departamento Municipal de Bombeiros de Itatiba, entrevistas com os bombeiros locais, profissionais da área e buscas em jornais, revistas e internet. Todo o material encontrado foi analisado em diversas reuniões do grupo realizadas na Etec e também em encontros extra classe.
“A Feteps é o espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, assim como de integração das instituições de educação profissional pública entre de diversos estados do País e de parceiros da América Latina, como Costa Rica, Argentina, Uruguai, Peru e Republica Dominicana”, conta Sanfins.
A Feira acontece na Expo Barra Funda em São Paulo. Foram 3 mil projetos inscritos, sendo 774 aprovados e 291 selecionados para a exposição. O projeto sobre os bombeiros foi selecionado para a Feira e agora vai disputar na Categoria Gestão e Ciências Econômicas
Importância
“A pesquisa proporcionou aos alunos contato direto com a logística e seus processos, como, distribuição do Layout, fluxo de mercadorias, administração, organização de materiais, estoque, relacionamento com clientes, roteirização e fluxo da cadeia de abastecimento. Dessa forma, foi possível relacionar todo conteúdo visto no curso Técnico em Logística, com a dinâmica diária do Corpo de Bombeiros”, conta Sanfins.
No curso de Logística, os alunos aprendem que a eficiência e eficácia do sistema logístico ligado a qualquer entidade depende de um bom trabalho em equipe, interação entre todos os setores da empresa, boa comunicação entre os setores da cadeia de abastecimento e muita organização. “Esses fatores altamente positivos foram observados em todos os contatos mantidos com o Corpo de Bombeiros de Itatiba, principalmente na rotina de atendimento à população. Esse projeto marcou o aprendizado de toda a equipe, pois cada minuto poupado com a prática dos conhecimentos logísticos é utilizado pelos profissionais do Departamento de Bombeiros no cumprimento de sua valiosa missão: o salvamento de vidas”, diz Sanfins.(Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Itatiba