|  
              Fonte: Divulgação               [-] [+] 
            Na época, o presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, por considerar que o trabalho do agricultor era responsável pelo crescimento econômico do Brasil. 
 
O agricultor ou produtor rural é aquele que levanta com o nascer do sol para produzir o alimento que está na mesa do dia a dia das pessoas. Mas não é só isso, deles depende também a confecção da maioria das roupas e do papel utilizados nas atividades diárias, o combustível ecologicamente correto dos carros e muitas outras coisas usadas constantemente por todos. Por esse motivo, muitas organizações, governamentais e particulares, desenvolvem pesquisas, produtos, serviços e políticas públicas para apoiar o desenvolvimento desse setor, que é de suma importância para o desenvolvimento do país. 
 
Um evento, nesta data, reuniu agricultores para uma confraternização na Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região. Estiveram presentes produtores rurais de diversos municípios das regiões de Campinas e Bragança Paulista, atingindo o número de 700 pessoas. A idéia da comemoração veio da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). “Valorizar o produtor rural é valorizar nossa própria vida, uma vez que toda a produção de alimentos depende deles”. Destaca o Engenheiro Agrônomo Paulo Namur Claro da CATI Regional de Campinas. 
 
Estiveram presentes o Prefeito de Atibaia, Dr. José Bernardo Denig, o Vice-Prefeito de Jarinu, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, vereadores, secretários e diretores municipais de agricultura, presidentes de associações, sindicatos rurais e conselhos municipais de desenvolvimento rural, além de lideranças do meio rural.   
 
O Projeto Águas do Piracicaba homenageou 33 produtores rurais e membros da sociedade que contribuem para a preservação ambiental da região Bragantina, Circuito das Águas e Campinas com a entrega do “Prêmio Roberto Mosso - Protetor das Águas”. 
 
O Prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori, também foi homenageado pela elaboração e aprovação da Lei Nº 4.296/2010 que “Autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção econômica de até 40% do valor prêmio do seguro rural dos produtores rurais de caqui estabelecidos no Município de Itatiba”.  
 
A festa em homenagem aos trabalhadores do campo contou com estandes de exposição de máquinas, implementos e veículos, insumos agrícolas, venda de produtos rurais, além de uma peça teatral e um show de música sertaneja universitária. O público que prestigiou o evento também pôde provar o famoso prato de frango com polenta, que foi servido em um almoço oferecido pela organização. 
 
Em todo o Estado de São Paulo foram realizados eventos semelhantes por todas as Regionais da CATI, com o apoio das prefeituras municipais, organizações rurais e empresas privadas.  
 
Você já se alimentou hoje? Agradeça a um produtor rural. 
 
(Fonte: Roberto Caram) 
 
 
  
             
                       | 
        
        
Veja Mais noticias sobre Agricultura