De acordo com a secretaria, "Além de um inventário que apontou as principais atrações da cidade, as potencialidades do município foram levantadas em uma Oficina Participativa que ocorreu no último dia 14 de junho e contou com a participação de representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil.
Esses e outros aspectos serão debatidos na Audiência Pública, que é um dos passos para que Itatiba requeira o título de Município de Interesse Turístico (MIT). As cidades que possuem o título podem receber, anualmente, cerca de R$ 550 mil para serem investidos em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo. No dia 22 de maio, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, esteve em Itatiba e destacou a importância do município tornar-se um MIT.
“Transformar Itatiba em um polo turístico é o interesse de todos, pois gera empregos, movimenta a economia e oferece inúmeras oportunidades, e é para isso que nós estamos trabalhando”, comentou Washington Bortolossi, Secretário de Cultura e Turismo. “Ser Município de Interesse Turístico vai nos colocar em um outro patamar, por isso é importante que todos participem desse processo” finalizou.
A Audiência Pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico será realizada no dia 6 de julho, quinta-feira, a partir das 18h, no Auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consolini’. A entrada é aberta e a participação da população é fundamental."
MIT
Ainda segundo a Prefeitura de Itatiba, "Para requerer o título de MIT, o município deve possuir potencial turístico e atender algumas exigências previstas na Lei, como possuir serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, capacidade de atender a população local e os turistas em relação ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos.
A Audiência Pública agrega sugestões para serem implementadas no Plano Diretor de Turismo, que é transformado em um Projeto de Lei, submetido para apreciação da Câmara de Vereadores. Aprovado pelos edis, é sancionado pelo Prefeito e a documentação completa da cidade é encaminhada tanto para a Secretaria Estadual do Turismo quanto para a Assembleia Legislativa. O último passo é o encaminhamento ao Governador, que o sanciona como lei."
Serviço:
AUDIÊNCIA PÚBLICA
PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE ITATIBA
Dia: 06 de julho – Quinta-feira
Horário: 18hLocal: Auditório do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consolini’
Endereço: Avenida Luciano Consoline, nº 600, Jardim de Lucca, Itatiba, SP.
(Fonte: ACPMI)
Leia também:
"Municípios de Interesse Turístico podem receber anualmente R$550mil," diz Benko
Veja Mais noticias sobre Turismo