Não é difícil encontrar chefes que reclamam que seus melhores funcionários estão constantemente deixando a empresa. E, nessas situações eles muitas vezes se esquecem de prestar atenção ao ponto crucial do problema: eles próprios.
Descobrir que o problema de uma equipe é você não é algo fácil, mas acaba sendo óbvio quando perder seus melhores funcionários se torna frequente. Felizmente, essa é uma situação que pode ser facilmente irritada – tudo o que é preciso é olha-la por uma nova perspectiva.
Segundo o Entrepreneur, o primeiro passo é identificar quais são as coisas ruins que os chefes fazem e que acabam deixando as boas pessoas irem embora.
Confira:
1. Eles sobrecarregam as pessoas
Nada cansa mais os bons funcionários do que sobrecarrega-los com trabalho. Esta é quase que uma armadilha, já que todo o supervisor gosta de trabalhar com seus melhores funcionários em projetos especiais ou paralelos.
Para quem é sobrecarregado, a sensação é de que eles estão sendo punidos por um bom desempenho dentro da empresa – o que acaba sendo contraproducente. Caso você precise aumentar a carga de trabalho de seus funcionários talentosos, o melhor é promovê-lo também. Eles aceitarão uma promoção, mas não ficarão caso seu trabalho seja sufocante.
2. Não reconhecem contribuições ou recompensam o bom trabalho
Todas as pessoas gostam de ser recompensadas pelo que fazem – e quando isso nunca acontece, é desmotivador. Por isso que supervisores precisam ter uma boa comunicação com seus funcionários para descobrir o que os deixa bem, seja um aumento de salário ou promoção, e então recompensá-los pelo que fazem.
3. Não se importar com seus funcionários
Mais de metade das pessoas que se demitem o fazem por conta de seu relacionamento com seu chefe. Os chefes que celebram o sucesso de um funcionário e mostram se importar são os chefes de empresas inteligentes. Por outro lado, os que falham nesse quesito sempre terão maior número de demissão de seus funcionários.
4. Eles não honram seus compromissos
Quando uma promessa é cumprida, você cresce aos olhos de seus funcionários por provar que é uma pessoa confiável e honrável – duas qualidades imprescindíveis em um chefe. Mas quando você descumpre algo que estava marcado, acaba se tornando uma pessoa que não se importa e desrespeitosa. E, então, fica a questão: se nem o supervisor cumpre seus compromissos, por que os outros deveriam?
5. Eles contratam e demitem as pessoas erradas
Pessoas que trabalham duro querem colegas de trabalho que pensem da mesma maneira ou trabalhem igual. Quando seu chefe não contrata boas pessoas, isso acaba sendo um fator desmotivador para aqueles que trabalham na mesma equipe. O mesmo acontece quando as pessoas erradas são promovidas – especialmente aqueles que não apresentam bons resultados ou trabalham menos.
6. Não permitem que as pessoas vão atrás de seus sonhos
Os funcionários que possuem o melhor desempenho terão outros sonhos e paixões para seguir – e nada os deixa mais motivado do que ter oportunidades para tal.
Muitos chefes, entretanto, querem pessoas que trabalhem dentro de uma pequena caixa. Eles temem que a produtividade caia se deixarem que seus subordinados ampliem seu foco e queiram comandar novos projetos.
7. Eles falham ao desenvolver as habilidades das pessoas
Quando são questionados sobre sua falta de atenção com seus funcionários, eles tentam desviar da situação e usam desculpas sem fundamento. Bons chefes sabem gerenciar, não importa o quão talentoso é o funcionário. Eles prestam atenção e constantemente estão dando feedback.
Esse processo pode ter um começo, mas jamais deve ter um fim. Quando você tem um funcionário talentoso, cabe a você encontrar áreas nas quais eles podem melhorar seu conjunto de habilidades. Os melhores funcionários vão querer feedback e é seu papel fazer isso.
8. Eles falham ao comprometer-se com criatividade
Funcionários que demonstram ser talentosos buscam melhorar tudo o que fazem. Se você tira sua habilidade de mudar e melhorar as coisas apenas porque esta confortável com a atual situação, isso acaba fazendo com que eles odeiem seu trabalho.
9. Não conseguem desafiar intelectualmente as pessoas
Bons chefes vão desafiar seus funcionários para coisas que, a princípio, pareciam ser inatingíveis. Ao invés de estabelecer metas exponenciais, eles estabelecem metas altas para tirar as pessoas de sua zona de conforto.
Assim, eles fazem tudo que têm a seu alcance para ajudar as pessoas a sucederem. Quando pessoas talentosas e inteligentes se encontram fazendo coisas que são muito chatas ou cansativas, eles certamente buscam novos desafios. (Fonte: Júlia Miozzo/InfoMoney)
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