Chegaram ao Zooparque Itatiba no mês passado duas fêmeas de tigre siberiano (Panthera tigris altaica). As tigresas vieram do zoológico alemão kolner Zoo. Essas fêmeas fazem parte de um projeto europeu para a conservação dessa espécie. Atualmente o Zooparque Itatiba integra o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas (EEP), entidade responsável pela gestão das populações de animais silvestres em perigo de extinção, gerida pela Associação Europeia de Jardins Zoológicos e Aquários (EAZA).
Essas tigresas são geneticamente importantes para o programa de preservação da espécie, essas duas fêmeas, que são irmãs, são jovens com aproximadamente dois anos de idade. Atualmente as tigresas estão no período final de quarentena, protocolo esse exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, para garantir a condição sanitária dos animais, e para que também não haja possibilidade de transmissão de doenças para os animais do parque.
Mas enquanto isso não acontece, todo cuidado com essas fêmeas é pouco. Recentemente o veterinário do Zoo, Alexandre Netto Armando, observou uma mudança no comportamento de uma das tigresas. Ela parecia sentir dor e tinha sangue na urina, processo conhecido como hematúria. E para ter um diagnóstico mais preciso uma equipe de professores e pesquisadores de várias universidades brasileiras, estiveram no Zooparque nesta quinta-feira, dia 25 de junho, para realizar uma série de exames. “Há suspeita é hemometra, ou piometra em fase inicial (inflamatória) ou tumor uterino. Porém, não descartamos cálculo em vesícula urinária ou algo mais simples”, explica o veterinário do Zoo.
A equipe que participou do procedimento no Zooparque foi composta por:
-3 anestesistas;
-1 endoscopista;
-1 ultrassonografista;
-1 especialista em reprodução;
-1 ecocardiografista;
-1 oftalmologista;
-1 dentista;
-1 cirurgião geral
Todos estes exames são importantíssimos para fechar um diagnostico mais preciso e assim escolher o melhor tratamento para a tigresa. Um bom diagnóstico pode fazer a diferença entre salvar ou não a vida de uma animal.
“Atualmente os Zoológicos modernos privilegiam o bem estar dos animais e para isso acontecer todo individuo deve usufruir de ambientes adequados para sua manutenção, além de uma nutrição saudável e de qualidade. Os animais também necessitam de um acompanhamento veterinário diário para garantir sua a saúde e longevidade”, fala o veterinário.
Serviço:
Rodovia D. Pedro I, km 95,5 – Itatiba, SP
Horário de Funcionamento: das 9h às 17h diariamente
(11) 4487.8205
www.zooparque.com.br
www.facebook.com/zooparqueitatiba
zooparque@zooparque.com.br
(Fonte: Liege Soldano )
Leia também:
Fim da Greve de Servidores em Itatiba, Confira "Termo de Audiência"
Veja Mais noticias sobre Itatiba II