A presença maciça da torcida Itatibense na final deste evento mostrou a importância da modalidade no esporte de Itatiba e o grupo da casa conquistou a Prata da competição. O confronto aconteceu no último sábado, dia 6 de dezembro, no Ginásio do Itatiba Esporte Clube (IEC).
Primeiro Jogo
O primeiro jogo da tarde foi pela disputa de terceiro lugar, entre Franca e São João da Boa Vista. Num grande e disputadíssimo jogo, a equipe de Franca mostrou todo seu potencial, jogou com uma marcação aberta e anulou os pontos fortes de São João da Boa Vista. No final venceu com certa facilidade e com méritos: Franca 31 x 26 São João da Boa Vista.
Final
A grande final foi logo depois da premiação da terceira colocação. O time de Itatiba jogou a final desfalcado de seis jogadores titulares: Emerson Carride, Thiago Casteletto, Alexandre Zamboni, Rafael Lima, Djalminha e Diogo Silva. Nos treinamentos que antecederam esta final a equipe técnica simulou varias variações táticas e escalações. “Nossos atletas sabiam da importância desta final para o futuro deles no handebol e todos que entraram corresponderam com a principal característica do time de Itatiba: a garra e a dedicação. Mostraram que tem futuro na equipe adulta de Itatiba”, analisa o auxiliar técnico, professor Renato da Silveira Belo, o Belinho.
Jogo
Itatiba e Osasco iniciaram o jogo com cautela. A equipe do Itatiba EC/PMI, com vários atletas da base, entrou na quadra sabendo que estava enfrentando um dos melhores times de handebol do estado. No início do primeiro tempo, os atletas de Itatiba corresponderam e fizeram um jogo brilhante, igualando praticamente as ações com Osasco. Mas, a equipe de Itatiba sentiu muito a falta de todos seus titulares e Osasco mostrou sua superioridade. O primeiro tempo terminou com o placar Itatiba 7 x 10 Osasco e o placar final fechou em Itatiba 17 x 29 Osasco.
A equipe do Itatiba EC/PMI conquistou o vice-campeonato da Copa Itatiba com: Rafael Pretti, Daniel Gava, Denis Silva, Fabrizio Volonte, Felipe Santos, Victor Hugo, João De Lucca, Jonathan Tescarollo, Roberto Leoni Neto, Vitor Correa, David Silva, Antonio Junior, Henrique Silva, Isaias Teixeira, Pedro Paulo, Rodrigo Luciano e Matheus Squilante. Comissão Técnica: Ademir Rodrigues e Renato da Silveira Belo.
Premiação
Logo após a final houve a entrega dos troféus e medalhas aos campeões e vice-campeões pelo Diretor de Esportes Márcio Dalcin, que enalteceu a realização desta Copa em Itatiba: “Tivemos na 1ª Copa Itatiba de Handebol a presença de sete das principais equipes do estado jogando no ginásio do Itatiba EC. As grandes conquistas do handebol de Itatiba estão fazendo de nossa cidade uma referência na modalidade, assim como a excelência na organização de eventos esportivos.
Recentemente Itatiba sediou os Jogos Regionais por dois anos consecutivos e agora finaliza 2014 com a Copa de Handebol. Sediar tantos eventos em dois anos mostra que a nossa cidade tem posicionamento e o respeito da comunidade esportiva do município e do estado”, destacou Dalcin.
O técnico da equipe professor Ademir Rodrigues fez uma avaliação da equipe em 2014. “A comissão técnica considerou a temporada positiva. Levando em consideração todos os problemas que tivemos, chegar a uma final como esta, contra grandes e competitivas equipes e sem seis dos nossos principais jogadores, é um grande desafio. Disputamos neste ano de 2014 cinco competições e chegamos a final de quatro delas: nos Jogos Regionais conquistamos a Prata, no Torneio em Medellim na Colômbia fomos vice-campeões, novamente vice na Copa Itatiba e conquistamos o Bronze na Liga de Handebol do Estado de São Paulo, na semana passada. Somente no Jogos Abertos é que não subimos ao pódio.
E é um orgulho para nós da equipe de handebol do Itatiba EC/PMI compartilharmos com todos estas conquistas. Temos certeza que estamos representando com dignidade e engrandecendo o nome de nossa cidade, do Itatiba EC e dos nossos patrocinadores: a Academia Companhia de Ação, ATL - Produtos para Higienização e Ferralumi - Estruturas Metálicas e, o que é mais gratificante, retribuir com estas conquistas o imenso carinho da nossa torcida”, finalizou Ademir. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Copa Itatiba de Natação movimenta Na Ativa em mais uma festa esportiva
Veja Mais noticias sobre Esporte I