"É de conhecimento de todos que o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, está presente entre nós e, para se reproduzir, coloca seus ovos na borda de recipientes com água limpa”, lembra Luiz Henrique Monte, coordenador do Programa de Combate à Dengue da cidade de Itatiba.
Os cemitérios da cidade são considerados pontos estratégicos pelo Programa de Combate à Dengue justamente por apresentarem um maior número de prováveis criadouros e são alvos de atenção durante o ano todo. “É fato comprovado que o cemitério municipal é considerado um local crítico, que requer constante vigilância, devido o número elevado de possíveis criadouros e por ser um ponto onde já foi detectada a presença do Aedes Aegypti em anos anteriores”, alerta Monte.
Cuidados
A população pode e deve tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Neste Dia dos Pais recomenda-se que sejam escolhidas as flores artificiais. As pessoas que fizerem questão de flores naturais, devem optar pelas plantadas em vasos com furos, que podem também ser adquiridos em qualquer floricultura.Em ambos os casos, é importante o cuidado de depositá-las diretamente sobre os túmulos sem o invólucro de celofane, aquele papel decorativo que embrulha o vaso que, por ser impermeável, ele favorece o acúmulo de água.
Elimine também os ‘cachepots’, aqueles suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água. Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida. Mantenha o nível de areia dos mesmos até a borda. “São medidas simples que, uma vez adotadas, estarão dificultando a procriação do Aedes Aegypti”, lembra o coordenador do Programa de Combate à Dengue.
Doença
A Dengue pode se manifestar nas formas Clássica e a Dengue com Complicações, podendo chegar a forma hemorrágica. Na forma clássica os principais sintomas são febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode haver sangramento gengival, nasal e manchas vermelhas pelo corpo.
Nas demais, os sintomas são os mesmos, porém mais intensos e graves, podendo ocasionar insuficiência circulatória e até levar à morte. 90% dos casos hemorrágicos apresentam histórico anterior de Dengue. Não existem medicamentos específicos para o tratamento da mesma e não há vacina, somente medidas preventivas aliadas a um trabalho educativo sério são eficazes para combatê-la. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Festas Julinas em Centros Comunitários resgatam cultura brasileira (Fotos)
Veja Mais noticias sobre Itatiba II