A formatura, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Polícia Militar e Lions Clube, aconteceu no Teatro Ralino Zambotto em Itatiba -sp. “Um dos pontos mais positivos do Proerd é a aproximação que ele promove entre a sociedade, por meio dos jovens estudantes, e a Polícia Militar.”, analisou o Prefeito João Fattori.
O Lions Clube, patrocinador do Programa, esteve representado pelo seu atual presidente, Geraldo Azevedo, e por Otávio Busca, membro fundador do clube. “O nome do Lions está ligado ao Proerd e vice-versa, por isso sempre agradecemos por fazer parte desse programa e contribuir com a formação desses estudantes”, disse Otávio Busca.
O Proerd neste semestre foi monitorado pelo PM Alex Costa Ribeiro. O PM, professores e alunos que se destacaram receberam presentes e homenagens dos alunos e colegas. Uma das atrações do evento foi a presença do mascote do Programa que, junto aos PMs e estudantes, executaram a coreografia da música do Proerd.
As crianças demonstraram ter gostado muito da experiência com o Programa e atenção dada pelo Soldado Alex, que para elas é uma espécie de professor querido e foi constantemente ovacionado pelos formandos. “Os policiais militares são amigos da gente, porque eles nos ajudam e nos ensinam”, disse Beatriz da Rosa Costa, 10 anos, da Emeb ‘Agenor Vedovello, quando perguntada se gostou de ter aula com um PM.
Kayan Cunha da Silva, 10 anos, aluno da Emeb 'Marina Araújo Pires', falou sobre a sua experiência com o Programa. “O Proerd é muito bom porque combate a violência e as drogas. Eu aprendi nas aulas a resistir às pressões para não entrar num caminho errado”, disse ele.
Também estiverem presentes a formatura o Vice-Prefeito Dr. Ariovaldo Hauck da Silva, o Prof. Alcides Castilho, representando a Secretaria da Educação, a Exma. Dra. Cristiane Amor Espin, juíza da 2ª Vara Civil e da Infância, a 3ª Sarjento Sílvia Russi Gonzale, representando o 49º Batalhão da Polícia Militar, e o vereador Vitório Bando, presidente da Câmara de Vereadores de Itatiba.
Sobre o programa
Atuando em Itatiba desde 2011, o Proerd tem aulas aplicadas semanalmente em escolas públicas e particulares, reunindo alunos dos 5ºs anos para debater os males que as drogas podem causar. As oficinas promovem uma educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem seu uso. O intuito é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.
Os policiais seguem uma cartilha, abordando temas como drogas e violência de forma acessível à criança, com exercícios em grupo, brincadeiras e dinâmicas. Eles são treinados especialmente para serem multiplicadores e saberem penetrar no universo dos alunos. Cada lição trata de um assunto diferente, como os tipos de drogas, as bases da amizade, como dizer ‘não' às drogas, pressão do grupo, entre outros. As atividades são acompanhadas por equipes da Secretaria Municipal da Educação e professores da rede. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Operação percorre região central de Itatiba, Confira detalhes!
Veja Mais noticias sobre Itatiba I