Segundo a assessoria municipal, "Participaram do evento gratuito cerca de 50 produtores rurais e técnicos envolvidos com agricultura, agronegócio e turismo rural em Itatiba e região." “O objetivo do Fórum é fortalecer o agronegócio turístico e rural em Itatiba..”, explicou o Prefeito Fattori.
O Fórum aconteceu na Casa da Agricultura de Itatiba e está em sua quarta edição, se destacando pelo apoio aos produtores rurais. A principal intenção é a capacitação dos agricultores para a melhoria das técnicas de plantio e para o desenvolvimento do agronegócio e de toda cadeia produtiva. O Fórum ofereceu seminários com base nos temas que interessam ao produtor a exemplo das práticas agrícolas, o uso da terra e a melhoria da técnica, o empreendedorismo e associativismo, as condições do mercado e outros.
Primeira reunião
Na terça-feira, dia 9 de abril, aconteceram duas palestras. A primeira, com o tema ‘Turismo Rural - Agregação de valores e oportunidades de negócios’, foi ministrada pela consultora de turismo do Sebrae, Mariana Costa de Oliveira. Na reunião, a palestrante mostrou exemplos de localidades onde o turismo rural mudou positivamente a vida dos agricultores, trazendo benefícios para toda a comunidade e gerando fonte de renda.
A segunda palestra, ‘Casos de sucesso de atrativos turísticos rurais do Circuito das Frutas- Produtores do Circuito das Frutas’, foi ministrada pela empresária Vera Lúcia Carli Daroz, proprietária da Chácara Alvorada, que fica em Louveira, e atualmente recebe cerca de 3 mil turistas por mês. “Sempre participo dos cursos oferecidos pelo Sebrae e até fora do país a fim de informação, aprimoramento. O segredo do sucesso do turismo rural é o conhecimento”, garante Vera Lúcia.
“É muito importante participar de reuniões como esta para se aperfeiçoar cada fez mais, depois de assistir as palestras já estou com novas ideias para colocar em prática”, disse José Roberto Barbosa, que faz curso de Turismo Rural no Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e é guia turístico no Quilombo Brotas.
Fábio Piovesan tem 24 anos e é agricultor na propriedade de sua família no Bairro do Morro, onde produz caqui, uva, pêssego e milho. “Vim para o Fórum porque achei os temas de hoje interessantes, pois tratam da promoção da agricultura para as pessoas que moram na zona urbana. Muitas pessoas da cidades não conhecem o trabalho no campo, mas por meio desse trabalho elas podem em conhecer”, disse Fábio, referindo-se às palestras sobre turismo rural.
Segunda reunião
O segundo dia de palestra aconteceu na quarta-feira, dia 10 de abril, também com duas palestras. A primeira, ‘Agronegócios - O Brasil do futuro!’, ministrada pelo consultor de agronegócio do Sebrae, Sivínio Augusto Guimarães Neto; e a segunda pelo assistente agropecuário do Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Francisco Rodrigo Martins, com o tema ‘Compras governamentais - Programas de incentivo a compra direta do produtor rural’. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Saiba como preparar uma "Horta Orgânica," curso é gratuito!
Veja Mais noticias sobre Agricultura