O concerto vai contar com a participação de dois músicos convidados, a harpista Liuba Klevtsova e o saxofonista Marcos Pedroso.
A proposta inicial do Concerto era fazer uma homenagem ao compositor Claude Debussy, um dos mais importantes compositores franceses. No entanto, segundo a maestrina, Claudia Feres, realizar um programa exclusivamente com suas obras seria de grande dificuldade, uma vez que grande parte delas é dedicada a grandes formações orquestrais e a OMJ é composta por instrumentos de cordas. “Surgiu então a ideia de mostrar a influência de Debussy nas obras de compositores brasileiros”, explicou a regente.
Apesar dos compositores apresentarem músicas sotaques e personalidades diferentes, pode-se ouvir, por exemplo, na obra de Heitor Villa-Lobos, a influência do compositor francês. “É possível verificar nos dois compositores uma música que reflete atmosferas e sensações, menos preocupadas com estruturas formais, mas priorizando o aspecto timbrístico, com suas cores e texturas”, comenta Claudia.
Artistas convidados
Marcos Pedroso – Spalla da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música, é professor de saxofone do Conservatório de Tatuí e líder do “Saxofonia – quarteto de saxofones”. Há mais de duas décadas desenvolve contínuo e intenso trabalho em pesquisa, ensino e divulgação do repertório original para saxofones; gravou para o selo Som Puro obras do repertório erudito internacional lançadas na coleção Solos, atuou como solista no CD “Suíte Tropical” da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e em concertos frente à Banda Sinfônica de Cubatão, Orquestra Sinfônica de Limeira, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Sopros Brasileira, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Paulista, Banda Jovem do Estado de São Paulo e junto ao Grupo de Câmara formado por professores do 40° Festival de Inverno de Campos do Jordão.
Colabora como saxofonista convidado das principais orquestras do Brasil, em 2002, atuou como convidado da Filarmônica de São Petersburgo (Rússia) sob a regência de Yuri Temirkanov. Desde 1999 participa como saxofonista convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), tendo realizado com este grupo três turnês brasileiras e três turnês internacionais, além de participação na gravação do DVD São Paulo Samba (gravação de concerto de “Reveillon” da Osesp e Banda Mantiqueira, transmitido para vários países da Europa) e de três CDs com a integral dos “Choros” de Villa-Lobos para o selo BIS, colhendo em suas atuações junto à Osesp, críticas elogiosas no New York Times, e do presidente da gravadora BIS, Robert Von Bahr.
Ainda com a Osesp, gravou com o trompetista norueguês Ole Edvard Antonsen e grupo de câmara, além de realizar turnê por cinco países da Europa, tocando em salas como Phillarmonie (Colônia-Alemanha) e Musicferrein (Viena-|Austria). Em 2011 participou da gravação da Sinfonia nº4 de Villa Lobos e turnê por seis capitais brasileiras, além de participar da gravação das obras sinfônicas do compositor Gilberto Mendes a ser lançado em CD. É um dos organizadores do Encontro Internacional de Saxofonistas.
Liuba Klevtsova - A russa Liuba Klevtsova começou a estudar harpa aos sete anos em Moscou, com a professora Elena Pavlova. Após conquistar o 1º Prêmio no II Concurso Moscovita de Jovens Harpistas, Liuba, então com 15 anos, entrou para o Colégio de Música do Conservatório Tchaikovsky, na classe de Margarita Maslennikova, e passou a se apresentar como solista nas principais salas de concerto da Rússia.
Antes de completar 16 anos, realizou turnê pela Letônia e saiu pela primeira vez do leste europeu para se apresentar em cinco cidades brasileiras. De volta à Rússia, entrou para o Conservatório Tchaikovsky de Moscou na classe de Vera Dulova e, um ano mais tarde, foi novamente convidada a apresentar-se no Brasil.
Graduada no curso de Harpa do Conservatório Tchaikovsky de Moscou no ano de 2000, Liuba integrou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo como convidada e foi aprovada no teste para Harpista Principal no mesmo ano. Foi convidada a integrar o corpo docente do 34° e 35° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2003 e 2004) e, após a 34ª edição deste festival, formou sua primeira classe de harpa com alunas brasileiras.
Paralelamente às apresentações como solista, Liuba realiza intensa atividade como harpista convidada em diversas orquestras e bandas sinfônicas no Brasil, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de John Neschling, a Orquestra de Câmara da Osesp, sob regência de Cláudio Cruz, Coro da Osesp, sob regência da maestrina Naomi Munakata, Orquestra de Câmara e Coro da Escola de Música de Piracicaba, sob regência do maestro Ernest Mahle, além do Festival Vale do Café (RJ) e apresentações em diversas salas e centros culturais do Brasil.
Programa Concerto X
Bachianas Brasileiras nº 9
para Orquestra de Cordas
Heitor Villa Lobos (1887 - 1959)
Preludio
Fuga
Fantasia para Saxofone, Cordas
e três Trompas
Heitor Villa Lobos (1887 - 1959)
Animé
Lent
Très Animé
saxofone soprano: Marcos Pedroso
Danses
Claude Debussy (1862 - 1918)
Danse Sacrée
Danse Profane
harpa: Liuba Klevtsova
O Homem
Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994)
Jardim Abandonado
Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994)
harpa: Liuba Klevtsova
Saudades do Brasil
Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994)
harpa: Liuba Klevtsova
saxofone soprano: Marcos Pedroso
Serviço
Concerto X – Orquestra Municipal de Jundiaí
Data: Sábado, 10 de novembro de 2012
Horário: 20 horas
Local: Sala Deolinda Copelli – Teatro Polytheama
Entrada: Gratuita
(Fonte: ACPMJ)
Leia também:
Grupo anuncia fechamento de jornal centenário de Campinas
Veja Mais noticias sobre Cidades