Esta primeira turma do Bombeiro Juvenil reúne cerca de 60 adolescentes. O grupo é composto por jovens de toda a cidade, alguns que já passaram pelo Bombeiro Mirim e outros que são novatos.
O grupo, após passar por instrução na sede do Departamento de Bombeiros, se reuniu na frente do Ambulatório Central de Especialidades (SUS) onde desceu de rapel a caixa d’água do local. Além dos objetivos práticos visando o resgate e auxílio de vítimas, o treinamento funciona ainda como um exercício de superação. “É mais difícil subir. Senti um pouco de nervoso lá em cima. Tem que ter coragem para ser bombeiro”, conta Jaime Ferruccio, 15 anos, Morro Azul. O jovem teve contato com o Bombeiro Juvenil na escola. “Quando foram apresentar o programa eu achei legal, achei que iria aprender coisas interessantes”, disse Jaime.
Jeferson Camilo Dutra, 17 anos, Vila Real, também encarou o desafio: “O difícil é subir. Aqui embaixo você fica apreensivo. Lá em cima depois que você começa a descer você quer mais. Nunca tinha estado em um local tão alto, mas foi tranqüilo”. O jovem já tinha ouvido falar do Bombeiro Mirim, e quando foi criado o Bombeiro Juvenil aproveitou a oportunidade. “Estou gostando e aprendendo muitas coisas... Eu não pensava em seguir a carreira de bombeiro, agora já penso nisso. Essa ideia surgiu aqui”, disse Jeferson.
Bombeiro Juvenil
O Programa Bombeiro Juvenil foi criado no final de 2011 e iniciou suas atividades este ano. Realizado por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, o novo programa é voltado para adolescentes de 15 a 17 anos, residentes em Itatiba e que estejam estudando.
O Programa é coordenado pelo Chefe Operacional dos Bombeiros, Jéferson Montico e, assim como o Bombeiro Mirim, tem como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania.
O programa conta com aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros. As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 12h. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Aberta pré-matrícula para cursos profissionalizantes gratuitos
Veja Mais noticias sobre Itatiba I