O governador anunciou também os investimentos para modernização das 15 estações da Linha 7 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os investimentos foram anunciados na Estação Ferroviária de Jundiaí, com a presença de prefeitos da região, do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do diretor presidente da CPTM, Mário Bandeira.
O prefeito Miguel Haddad comentou sobre a evolução dos índices socioeconômicos de Jundiaí nos últimos 15 anos e atribuiu esse crescimento, também, à parceria com o Governo do Estado de São Paulo. “Nestes últimos anos, fizemos conquistas importantes que vão ao encontro da humanização da cidade. Todas essas conquistas são resultado de um trabalho realizado com o governo do estado”, destacou o prefeito. “O Trem Expresso é um passo muito importante na ampliação da malha ferroviária brasileira e o Estado de São Paulo sai na frente e dá exemplo ao país, fazendo investimentos e nos dá a certeza de que caminhamos para enfrentar esse grande desafio que é a mobilidade urbana”, completou.
Ao todo são quase R$ 4 bilhões de investimentos: R$ 3,2 bilhões para a implantação do Trem Expresso Jundiaí, incluindo projetos e obras; e outros R$ 705 milhões para a modernização das 15 estações que compõem a Linha 7 da CPTM, com entrega prevista para 2014 e 2015. “A ferrovia é prioridade total do nosso governo. Vamos valorizar o modal, promovendo uma revolução no transporte sobre trilhos: nosso desafio é ampliar e recuperar 264 km de ferrovia”, explicou o governador, destacando que a previsão é que o modal entre em operação entre 2016 e 2017.
O traçado do Trem Expresso seguirá ao lado da atual ferrovia que passa por Perus. O trecho ligará a futura estação Água Branca, em São Paulo, até Jundiaí em 25 minutos e sem parada. De acordo com o governador, a nova ferrovia vem paralela a atual até Perus. E de Perus até Jundiaí segue novo trajeto, encurtando em quase 8 km a ferrovia. “O trajeto será por superfície, mas terá 19,8 km de túneis e ainda transposições por viadutos. Em Jundiaí, vamos construir uma nova estação para o trem regional e restaurar, com o acompanhamento do Condephaat, a atual estação ferroviária que é de 1865”, explicou o secretário Jurandir Fernandes.
Investimentos na Linha 7
A Linha7 recebe 420 mil usuários por dia útil e atende aos municípios de São Paulo, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. De acordo com o governador, estão em obras as estações de Franco da Rocha, Francisco Morato, Jaraguá e Vila Aurora. Além destas, o Governo do Estado está com licitação aberta para contratação de projetos básico e executivo para Pirituba, Botujuru, Baltazar Fidelis, Perus, Caieiras, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, que será restaurada por ser um patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Ainda de acordo com o governador, até o início de 2013, serão publicados os editais de licitação para contratação dos projetos para as estações Água Branca, Lapa, Piqueri e Vila Clarice. “Todas as estações serão equipadas com itens de acessibilidade, como elevadores, piso e rotas táteis, comunicação em braille e adequação de corrimãos, com investimento de R$ 2,3 milhões”, adiantou. (Fonte: ACPMJ)
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