A Concessionária Rota das Bandeiras inicia nesta quarta-feira, 25 de julho, a segunda etapa da obra de duplicação da rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360), que liga Itatiba a Jundiaí. As obras avançam para o trecho entre os km 68 e 70, além do início da remodelação do trevo do Caxambu. Sua realização depende das condições climáticas.
Segundo a Rota das Bandeiras, “O início da obra está atrelado à concessão de licença ambiental pelo Estado, publicada em Diário Oficial no início de julho e ao trabalho de supressão vegetal, iniciado há 10 dias. Além disso, foi necessária negociação para retirada das interferências com a concessionária responsável pelo abastecimento de gás. O cronograma de retirada de dutos foi conciliado com o de obras e acontecerá simultaneamente.”
Na primeira etapa de obras, entregue em março, a Concessionária duplicou um trecho de 1,8 km, entre o km 81+500 e o km 83+300, trecho urbano de Itatiba. Além da construção de nova faixa, o projeto previu uma ciclovia e reformulação de calçadas para passeio.
Ainda segundo a concessionária, “O plano de investimentos da Rota das Bandeiras prevê recursos de R$ 98,4 milhões para a duplicação da SP-360, que contará com uma série de melhorias para ampliar o conforto e a segurança do usuário, como a remodelação completa da circulação no Trevo de Louveira, eliminando os conflitos viários existentes; a construção de uma passagem inferior no km 70,1 e de uma passarela no km 72,1 da rodovia.”
Obra e tráfego
No trecho entre o km 68 e o km 70, a obra será iniciada com os serviços de terraplanagem. Nesta etapa não haverá fechamento permanente de faixas de relamento. No entanto, o trabalho demanda carga e descarga de caminhões e circulação de tratores na pista. Por isso, a Concessionária pede atenção aos motoristas que passarem pelo local.
Após a preparação do terreno, será instalado o sistema de dreno e, em seguida, inicia-se a pavimentação da nova pista. Por último, será instalado o sistema de sinalização para o local, com placas e pintura de solo.
No trevo do Caxambu, uma segunda equipe trabalhará na construção de duas novas alças que vão facilitar o acesso de quem vem de Jundiaí para acessar o bairro do Caxambu. A melhoria foi projetada para evitar que o acesso seja feito por meio de uma intersecção em nível, que contribui para formação de lentidão, além de ser menos segura.
Para a realização deste trabalho, que acontece paralelamente com a duplicação do trecho entre os km 68 e 70, serão necessários desvios pontuais no local. O motorista deve ficar atento à sinalização especial instalada por todo o trecho em obras e, principalmente, reduzir a velocidade no local.
Se mantidas as previsões climáticas para o período e o cronograma de remoção de interferências, esta segunda etapa da duplicação deve ser entregue ainda no primeiro bimestre de 2013. (Fonte: Rota das Bandeiras)
Leia também:
“Tapetão” tem acessos fechados para obras
Veja Mais noticias sobre Trânsito