O evento contou com a presença do Prefeito João Fattori, da Primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Profª. Cássia Helena Benaglia Fattori, Secretários Municipais, vereadores, profissionais da área da saúde e público em geral.
Segundo a assessoria municipal, o evento reuniu “mais de mil pessoas na manhã ensolarada de domingo.” “É uma grande conquista para a população. Uma vitória tão importante para a Saúde, como é a Fatec para a Educação...”, disse o Prefeito João Fattori.
Atendimento
“Resultado de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal firmado em 2009, a UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências de baixa e média complexidades,” afirma a prefeitura.
Ainda segundo a assessoria municipal, “As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.”
UPA
Para a prefeitura, “A UPA tem entre seus objetivos diminuir as filas nos prontos socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAs ou nas unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para os hospitais.”
“A Santa Casa tem uma demanda grande, tudo se corre para lá. Com a UPA vamos poder filtrar melhor os atendimentos... Vamos ter um atendimento de qualidade para a população e menos filas”, comenta Luciana Carla Ferreira Costa, membro do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Local de Saúde do CAC (Centro de Atenção à Criança).
Início do atendimento
A UPA inicia o atendimento na próxima segunda-feira, dia 9 de julho. “Nesta primeira semana estamos orientando e capacitando os serviços de resgate, bombeiros e outros sobre os atendimentos de forma a direcionar cada caso ao local certo, além de treinar os funcionários. A UPA veio complementar e auxiliar os serviços de saúde que já existem no município”, explica o Secretário da Saúde em exercício, Dr. Antônio Fernando Ubinha. Um material didático está sendo distribuído à população, com orientações sobre o que é a UPA e como ela funcionará. “É um fator positivo...Vai ajudar .., desafogando a Santa Casa e o Sus e traz também mais empregos”, disse Antônio Carlos Rocha, 31 anos, Jardim Esplanada.
Família homenageada
Ainda segundo a prefeitura, “A UPA recebe o nome de 'Antonio Carlos Bedani - Garrincha' e sua família compareceu em peso para a inauguração.”
"O Garrincha era uma pessoa que valorizava muito a vida e tinha ânsia de viver. E esta UPA significa vida", afirmou o Prefeito. Leando Bedani, filho de Garrincha, em nome da família, agradeceu a homenagem e destacou que o pai certamente teria orgulho de ver Itatiba com tantas obras e realizações, principalmente com uma unidade de saúde do porte da UPA. (Fonte: ACPMI)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Saúde