Este exercício é previsto no Programa de Instrução Militar (PIM) / 2012 do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (COTer) e faz parte do Período de Adestramento Básico (PAB) de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sendo executado na área do Estado de São Paulo, sob a coordenação do Comando da 2ª Divisão de Exército.
Itatiba - QG
O exercício será coordenado a partir de Itatiba, com um QG montado no Ginásio de Esportes 'José Boava', reunindo dezoito outros municípios que, de 7 a 11 de maio, passarão por reconhecimentos; contatos com as autoridades municipais; e missões de patrulhamento ostensivo de ruas e logradouros, abordagens de elementos suspeitos, pontos de bloqueio e controle de veículos, segurança de pontos sensíveis, reintegração de posse, busca e apreensão, escolta de autoridades e comboios, entre outros eventos. O exercício envolve tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), 12ª Brigada de Infantaria Leve - Aeromóvel (12ª Bda Inf L - Amv), 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe), Comando de Aviação do Exército (CAvEx), organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) - 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) e 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BECmb), além do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE) e do 8º Batalhão de Polícia do Exército (8º BPE).
Simultaneamente, será realizado o Exercício de Defesa Territorial (Exc Def Ter) da 2ª Região Militar (2ªRM). O Tiro de Guerra de Itatiba, juntamente das reservas de oficiais e sargentos do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5ºBIL), cumprirá missões de defesa de ponto sensível, sob coordenação da 12ª Bda Inf L (Amv). O exercício oferecerá atendimento médico básico e orientação de saúde bucal, em coordenação com as prefeituras, bem como palestras sobre ingresso no Exército, lazer para o público infantil, apresentação de Bandas Militares e orientação da Defesa Civil do Estado de São Paulo. As ações acontecerão nas cidades de Amparo, Bragança Paulista, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Pedreira, Santo Antônio da Posse, Piracaia e Vinhedo. (Fonte: ACPMI)
Leia também:
Operação prende suspeitos de desviar remédios de hospitais públicos(Vídeo)
Veja Mais noticias sobre Policiais