Segundo a Prefeitura de Itatiba, ao longo do ano, um Calendário especial, apresentado na segunda-feira, dia 23 janeiro, no Paço Municipal, convida os Itatibenses para pensar e praticar ações de conscientização ambiental.
Neste ano, a reunião de datas comemorativas traz uma novidade. O Calendário passou a valer para além da chamada comunidade formal, composta por alunos das escolas municipais.
Em 2012, a população não formal, ou seja, toda a comunidade não escolar Itatibense, foi incluída na programação, com eventos pensados para todas as categorias. “..Preservar o meio ambiente e conscientizar cada cidadão de que todos, individualmente, precisamos agir, é um desafio que demanda perseverança...”, afirmou o Prefeito Fattori.
O Calendário, que traz atividades em nove dos doze meses do ano, une a comemoração de datas especiais a ações que integram a comunidade ao meio ambiente, como visitas a áreas de preservação, concursos fotográficos temáticos, palestras, debates, plantio e doação de mudas, entre tantas outras iniciativas.
Para a comunidade defensora do meio ambiente, o Calendário é bem vindo. “Ele foi criado com sugestões e aprovação dos órgãos competentes, o que comprova sua competência. Cada um de nós é agente e vítima das ações que afetam o meio ambiente e a Prefeitura, com a criação do Calendário Ambiental, contribui para a conscientização da população”, afirmou Edison Antonio Guidi, da Ong Jappa.
Matias Vargas, 36, é produtor de alimentos orgânicos. Participante da Feira de Produtos Orgânicos realizada na cidade desde meados de 2011, o produtor vê no calendário um estímulo ao consumo consciente. “Teremos eventos especiais para comemorar a produção de orgânicos. Por não utilizarem agroquímicos, esses alimentos agridem menos o meio ambiente e são interessantes também para a saúde das pessoas. A divulgação estimulada pelo Calendário trará bons resultados para a natureza. Tenho certeza”, afirmou Matias Vargas.
Nesta ação, a Prefeitura contou com 19 parceiros. Restaurantes, lojas, supermercados e outros estabelecimentos apóiam as atividades ambientais do calendário. (Fonte: ACPMI)
Fotos:
Parceiros da Prefeitura, autoridades e cidadãos Itatibenses durante apresentação do Calendário Ambiental 2012
Matias Vargas e Sylvio Candido são produtores rurais de alimentos orgânicos em Itatiba e aprovaram as atividades do novo Calendário
“Cada um de nós é agente e vítima das ações que afetam o meio ambiente”, disse Edison Antonio Guidi, da Ong Jappa (Boné)
Confira a programação, clique nas fotos para ampliar
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Meio Ambiente