Amor, trabalho, saúde... Quem não gostaria de saber o que vai ocorrer nessas áreas no ano que começa amanhã?
Por isso, a astróloga Barbara Abramo dá uma prévia do cenário astral que vamos encontrar em 2012. Veja as previsões para cada signo:
Sagitário
O ano pode ser dividido em duas partes: a primeira, de trabalho duro e intenso na concretização de um estilo de vida que tenha tudo a ver com o que acredita de verdade --hoje em dia, depois de filtrar o que valeu ou não a pena. Neste período, Júpiter estará transitando Touro, um signo de concretização e de realização no mundo real.
Muito positivo para todos os sagitarianos viverem profundamente o que acreditam ser justo e apropriado, temperando crença com realismo na dose certa. No campo profissional, Júpiter expande a aprendizagem de técnicas e meios que tornem as tarefas mais valiosas. De uma forma ou de outra, aprendendo e se reciclando, você estará agregando valor a seu trabalho. Em fins de fevereiro você pode até receber um convite interessante, como prova de que seu desempenho está sendo valorizado.
E a paciência é o grande segredo desta primeira fase de 2012! Marte vai transitar outro signo pratico e terreno, Virgem, até início de julho. Com a dupla do trabalho duro e da prosperidade em signos de terra, o caminho do ouro pra você estará na comprovação pratica de tudo que acredita, apregoa e dissemina. Você se tornará uma pessoa com argumentos muito mais consistentes, inclusive.
Se 2012 é um ano de decantação e de filtragem --da abstração para o plano pratico-- também é de viradas incríveis no campo mental e amoroso. Estas ultimas estão prometidas para o segundo semestre, mas as primeiras virão já a partir de abril.
A maioria dos relacionamentos estáveis --de todos os sagitarianos-- terão de passar pelo teste do tempo e da relevância. Em alguns momentos, como no início de maio, um eclipse pode trazer questionamentos muito sérios sobre o sócio, ou mesmo um medico com quem se consulta há anos. Sem falar do cônjuge --o que está em questão é a natureza do relacionamento e você tem três meses para se entender com estas pessoas e tomar uma decisão.
Urano e Plutão estarão em guerra no céu por alguns meses e em poucos momentos a situação internacional ficará critica, como junho, início do outubro, rebatendo nas suas finanças - para quem toca seu negocio, será importante poupar mais, ousar menos, e guardar bem seus recursos.
A segunda parte do ano começa quando seu regente Júpiter entrar em Gêmeos, em meados de junho. Daí em diante sua vida será colorida pela troca de ideias intensa com as pessoas em geral. Você vai mudar mais uma vez, tendo de relativizar certezas e crenças. Será um assunto de destaque por muitos meses e pode abalar amizades, casamentos e sociedades. Mesmo porque, você estará interessado em muitas pessoas novas, estimulantes, que tragam conhecimento, variedade, movimento e novidade para sua vida. Abalos nos relacionamentos podem ocorrer até 28/11, durante o eclipse.
A partir de junho invista em relacionamentos justos, evite fazer promessas, concentre-se em estudos, atividades sociais que possa desenvolver com outras pessoas, obterá bons resultados a partir de setembro.
Em julho Mercúrio retroage, um obstáculo para viagens internacionais - mas em agosto ele libera os seus caminhos, e daí é só tomar cuidado com gastos, especialmente no início de setembro.
Em outubro, tudo fica mais intenso: Saturno atinge o profundo signo de Escorpião, e para você começa uma fase longa, em que você irá rever sentidos e direções mais amplas de sua vida. O processo todo também vai abrir as portas de sua percepção para a espiritualidade e para o contentamento interior através de ações que beneficiem muitas pessoas.
Capricórnio
Mais um ano pra você prestar atenção, sobretudo na sua figura, no seu desempenho, na relevância que tem profissionalmente. Esta tendência foi se acentuando lentamente, no ano passado, devido a uma necessidade real. Saturno representa tudo isso e em Libra até início de outubro trabalha por um equilíbrio total no seu status social e profissional. E para que isso tenha o efeito de tornar tudo mais consistente nestas áreas, você precisará continuar atento.
Então, 2012 será um ano ótimo pra você experimentar estilos, tornando-se mais e mais experiente na arte de lidar com todo tipo de gente, sem se deixar envolver por preferências, desejos efêmeros, egoísmos --seus ou alheios. E se você fizer tudo direito, ainda vai sobrar tempo de colher muitos louros na sua carreira, porque a sua opinião vai ser o fiel da balança em muitas ocasiões de conflito de interesses. Esteja preparado para isso também.
Sofisticação na dose certa, algum investimento maior para marcar um estilo próprio, nem muito avançadinho e modernoso, nem conservador demais e previsível --isso vale tanto para o âmbito profissional quanto para a imagem pessoal-- uma nota importante para as mulheres deste signo. Em junho, momento de inspiração profunda, talvez durante uma viagem.
Enquanto Saturno faz seu bom trabalho em Libra, Júpiter progride em Touro, signo irmão do seu e que anuncia fertilidade --filhos, obras de arte, livros, música, tudo enfim que você sabe fazer e faz com gosto, sabor e talento. Em alguns momentos, você será tratado como um príncipe --ou princesa-- quebrando corações e derretendo espíritos indômitos. Estes momentos de puro poder pessoal concentram-se em fins de fevereiro, meados de março, maio. Em junho Júpiter entra em Gêmeos, expandindo seus lucros advindos de poupanças conjuntas, sociedades de negócios, ou através de heranças, devolução de impostos etc.
Outro planeta que estará a favor de sua sorte e realização é Marte, que passeará lentamente por outro signo irmão do seu: Virgem. No começo de janeiro ele retroage, e só volta a se mover direto em abril, um tempo de revisões, decantações e muita paciência --mas isso você tem de sobra-- no tocante a viagens, publicações, assuntos ligados com a lei. Daí em diante porém Marte abre seus caminhos com ímpeto. Setembro será um mês de arrojo, decisões e certezas inspiradas para você agir em todos os campos. Em outubro, mês importante --Marte e Urano em bom ângulo reanimam os negócios, mas trazem confrontos de interesses e decisões difíceis.
Paralelamente o cenário astral de fundo coloca desafios intensos com a tensão entre Plutão e Urano, e se você nasceu nos primeiros dias de Capricórnio (26-31/12) vai ser um dos agentes dessas mudanças, de um jeito ou de outro, mesmo que ocupe um lugar modesto na escala das coisas. Tome cuidado com documentos e papéis em julho e agosto, meses em que Mercúrio permanece retrógrado --e impede a comunicação.
Você termina o ano com Saturno, seu regente, progredindo lentamente em Escorpião, o signo que domina suas relações de amizade, mas também sua inserção social em projetos mais amplos, de alcance coletivo. E estas serão as áreas em que você irá atualizar prioridades nos próximos anos.
Aquário
Você prova e comprova em 2012 o alcance de seu olhar e uma visão equilibrada e prudente de ideologias, crenças e rumos espirituais em geral. Seu trabalho continua em 2012, numa escala maior --talvez numa universidade, ou dando palestras, ou escrevendo livros, ou a frente de um corpo diplomático internacional, afinal você está reconhecido como fazendo parte de uma casta de pessoas sabias, que veem além do conhecido. E neste papel, enquanto ficar de bem com a variedade das visões de mundo, sem abrir mão de princípios essenciais, tudo será fácil --mais ainda a partir de junho, quando Júpiter, o planeta benéfico do zodíaco, entrar em Gêmeos. Ai, o único risco será de se distrair demais em mil direções, com tantos assuntos diferentes e interessantes para descobrir, debater, conversar, estudar etc.
Urano em Áries é um ponto a favor do seu poder mental - de vanguarda e avançado para o gosto conservador. Mas em alguns momentos de 2012 você poderá estar envolvido de algum modo em querelas complicadas e nestes casos vale a pena guardar a discrição e não ir falando tudo que pensa das coisas e das pessoas. Plutão avisa que nestes assuntos o engano é subestimar o poder oculto do dinheiro que pressiona e faz vergar até mesmo os que assumem posições avançadas para a época. Anote essa dica em seu coração e lembre-se disso. Vai precisar.
Assunto importante do primeiro semestre: Marte pode aumentar suas dívidas, não importa quanto você consiga ganhar, pode faltar por causa de outras pessoas, irmãos, parentes, que precisem de sua ajuda.
Com Saturno e Júpiter em signos irmãos do seu no segundo semestre, os estudos, as viagens, os caminhos do conhecimento e da espiritualidade estarão abertos para você. A vida social será uma fonte de aprendizado, troca, novos amigos surgirão. E se Saturno e estabilizou pontos de vista, norteando sua vida espiritual, chegará o momento, em outubro, em que você precisará filtrar tudo isso. Saturno passa a transitar Escorpião, um signo de desejos e vontades intensas, e de um profundo comprometimento com a transformação e a regeneração. Você tem de fazer este papel até 2014 --ser o juiz de situações de crise, sejam elas no trabalho, na família, na vida social.
Será um período de mais responsabilidades sociais, mais exposição também --e tudo que tem a fazer é ser modesto, controlar a teimosia, aceitar críticas.
Difícil? Você terá tempo até 2014, de aprender a agir assim. O que não poderá fazer: isolar-se em uma posição irredutível e negar o dialogo, por rancores ou magoas passadas. Um belo teste para ver como você se sai nisso deve ocorrer por volta do eclipse em Escorpião, em 13/11.
O amor resplandece firme em setembro, e alguma decisão seria estará em vias de acontecer até o início de outubro. Novembro também é promissor para o amor.
No fim de 2012, Sol e júpiter despejam em você a benção do afeto de amigos, e um faro excelente para saber com quem pode contar de verdade.
Peixes
O amor é o tema do começo do ano --Vênus arma aspectos poderosos em Peixes, com Marte em Virgem, entre janeiro e fevereiro, trazendo movimento, sensualidade, magia e um jogo delicado e complexo entre pessoas que se atraem e se entendem. Se você estiver envolvido com alguém, será um bom tempo para se conhecerem melhor e ajustarem suas personalidades. Poderá haver confrontos e conflitos --e mesmo que a pessoa amada retroceda e desista de você, até abril não pode perder as esperanças. Deve seguir com paciência e fé, alias, em todo tipo de relacionamento amoroso e de amizade, pois 2012 reserva muitas surpresas boas para você neste campo!
Urano em Áries movimenta sua vida financeira pra valer em 2012. Mas a tensão que o planeta forma com Plutão entre abril e novembro exigirá presença de espírito, inovação, ação rápida --não conte com amigos, e principalmente não se envolva em planos de futuro com eles, se a condição for subordinar suas rendas a eles, pois haverá desacordo, e você poderá sair perdendo demais nessa briga. 2012 não é um bom ano para armar projetos coletivos com amigos, nem para colocar seus recursos nas mãos de entidades que não conhece bem. Nem mesmo as que conhece direito estão a salvo, pois estarão envolvidas com crises de poder muito serias.
Se você faz parte da diretoria de um clube, é representante sindical, s9indico do prédio, deputado, senador, delegado de seu partido, evite lidar com assuntos financeiros para não ser envolvido e prejudicado em falcatruas e ter de se curvar aos "podres poderes". Quanto mais longe disso permanecer, melhor!
No mês do seu aniversario, Vênus traz o presente do amor em abundancia para você. Alias, o tema do ano, considerando que estará ou apaixonado ou prestes a isso durante todo o ano, além de uma tremenda inspiração e intuição artística que se somará a seus sentimentos e emoções --Netuno em seu signo apela a seu sexto sentido, e quando chegar outubro, Saturno em Escorpião realizará um desejo importante, seja ele o de ter filhos, casar-se com um grande amor --ou seria fugir com ele para o Nepal?
Netuno e Saturno em harmonia a seu favor a partir de outubro tornam seus projetos pessoais muito férteis e você pode engatar um novo negocio, partindo sozinho para algo que tenha uma boa dose de talento artístico, espiritualmente capaz de estimular as pessoas a serem melhores e mais justas, por exemplo.
Mercúrio retrógrado em março, julho e novembro contraindicam mudanças, reformas e aquisição de imóveis. Mas em outros meses do ano, você pode tomar esta decisão desde que não se envolva em projetos com outras pessoas --lembre-se dos amigos que no fim das contas não serão capazes de levar adiante projetos em comum...
No fim de 2012 um eclipse em Gêmeos (28/11) coloca um ponto final numa divergência familiar que pode envolver justamente mudanças ou reformas. Para você, é um final feliz para um ano bem movimentado! (Fonte: Folha.com)
As
opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade
pessoal do autor e não representam necessariamente a posição
do NJNews ou de seus colaboradores diretos.
Veja Mais noticias sobre Horóscopo